A volta triunfal do morcego

Batman

Batman Begins é o novo filme do justiceiro mascarado de Gotham. Como o próprio nome indica, trata-se de um recomeço de sua história, depois de quatro filmes que, apesar do sucesso comercial, deixaram muito a desejar como adaptação da mitologia do herói.

O filme está sendo rodado nesse exato momento, e tem lançamento previsto para 2005. O diretor é o talentoso Christopher Nolan, de Amnésia. Bruce Wayne será vivido pelo respeitado mas pouco conhecido Christian Bale (de Psicopata Americano). O elenco é uma constelação de astros: Michael Caine (como o mordomo Alfred), Gary Oldman (tenente Gordon), Morgan Freeman, Liam Neeson, Rutger Hauer, e os emergentes Ken Watanabe (O Último Samurai), Cillian Murphy (Extermínio) e Katie Holmes (Vamos Nessa). O roteiro foi considerado à altura do clima original do personagem.

Batman, por Neal Adams“Tá tudo muito bom”, mas eu não me sentia tranqüilo com o destino do meu ídolo dos quadrinhos até ver respondida a pergunta: como vai ser o uniforme do Batman? Depois daquela armadura estilo Robocop, e do inacreditável uniforme com mamilos em alto-relevo de Robin, era melhor colocar as barbas de molho.

Mas, como vocês puderam ver na abertura desse post, não há o que temer. O novo uniforme do homem-morcego, mostrado na foto publicada com exclusividade pela revista Newsweek, é quase uma cópia do layout imortalizado por Neal Adams nos quadrinhos dos anos 70. A roupa ficou apenas ficou mais escura e ganhou uma nova versão do clássico logotipo.

A magistral série desenhada por Adams e roteirizada por Danny O’Neal foi publicada aqui nos anos 80 pela editora Abril, e era uma tentativa de redefinir o personagem depois da esculhambação kitsch da série de TV. Ao mandar Robin para a faculdade e caracterizar Batman como um solitário detetive ao estilo noir, os autores resgataram o clima sombrio das primeiras histórias do morcego, que, como se sabe, adotou esse nome e uniforme para aterrorizar seus inimigos.

EspantalhoCom isso, prepararam o personagem para a revolução das décadas seguintes, quando Frank Miller (Cavaleiro das Trevas e Ano Um), Alan Moore (A Piada Mortal) e Grant Morrison (Asilo Arkham) desconstruíram o herói, tornando-o no mínimo um homem muito perturbado, e no limite um louco proto-fascista.

Não se espera que Batman Begins chegue tão longe, mas que pelo menos nos faça esquecer das canhestras tentativas de Tim Burton e companhia. Elas empobreceram o personagem ao recriá-lo sem conflitos existenciais, mesmo se tratando de alguém que se transformou em justiceiro para se vingar de uma tragédia, o assassinato de seus pais (cena omitida antes, mas que integrará o novo filme).

Rã's Al GhulNão funcionou também a direção de arte exagerada e rococó dos filmes anteriores, e os vilões estavam sempre a dois milímetros da paródia deslavada. Dessa vez, Gotham será uma espécie de Nova York realista e ultra-tecnológica, e Ken Watanabe viverá o vilão Rã’s Al Ghul, desconhecido do grande público mas presença de impacto nos quadrinhos, inclusive na série de Adams e O’Neal: um magnata oriental com conhecimentos místicos, que descobre a identidade secreta de Batman. Cillian Murphy terá um pequeno papel como o Espantalho, mas parece que só vestirá sua assustadora fantasia no segundo episódio.

É esperar para ver. Estou tentando, sem muito sucesso, não ler cada linha que sai publicada sobre o novo filme. Talvez o ideal seja esquecer de tudo isso e só acordar para o fato em 2005. Mas tá difícil.

Anúncios

Sobre Marcus Pessoa

Alguém em busca de mais vida offline.
Esse post foi publicado em Cinema, Quadrinhos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s