Bons e maus sentimentos

O blog For the Masses fez uma interessante contestação à minha crítica aos “maus sentimentos” expostos em blogs de direita:

“Blogueiros pensam que externar a dor no seu próprio blog é uma atitude pia, digna de louvor? Mostrar bom sentimentos é natural, portanto tedioso e nada louvável”.

Concordo. Nem me passa pela cabeça considerar que externar a dor pelo sentimento alheio ou bons sentimentos é algo digno de louvor. É algo comum e natural, como ele diz.

Na verdade, dependendo do contexto, essa expressão de bons sentimentos é falsa. Lembro de uma passagem do romance “A Brincadeira”, de Milan Kundera, onde o protagonista desdenha dos diários de um herói comunista tcheco que, preso por uma ditadura ou coisa que o valha, escreveu furiosas palavras contra os seus algozes, que o povo interpretou como palavras heróicas de alguém que sabia que iria morrer supliciado.

O autor, pela voz de seu personagem, questionava o suposto heroísmo. Ele achava que o verdadeiro herói não escreveria sobre seus sentimentos para depois contrabandear os escritos para fora da prisão. Essa atitude estava mais destinada a buscar uma glória, mesmo que póstuma. O verdadeiro herói ficaria só com seus sentimentos, buscaria apenas neles a redenção pela sua situação.

O blog já citado arremata com uma boa provocação:

“Todos somos bons no dia-a-dia, sabemos. À nossa presença, até um espirro é digno de compaixão. Pois bem: não podemos ser um pouco maus aqui, só para variar? Não podemos silenciar, altissonantes, à barbárie ou ao sofrimento alheio, qualquer que seja? Dito isso, quando ser mau se tornar uma ‘atitude’ –- e talvez o caso esteja próximo –, voltemos a ser bonzinhos. E segue o ciclo. Se não, fica tudo meio monótono”.

Infelizmente, eu acho que ser “mau” já se tornou uma atitude da moda há muito tempo…

Anúncios

Sobre Marcus Pessoa

Alguém em busca de mais vida offline.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s