Cinema novíssimo

P. estava demorando. Tínhamos que pegar o computador da mãe dele no conserto, mas ele estava na locadora ao lado escolhendo filmes. Fui lá apressar.

Cenário de puro tédio. P. ia de prateleira em prateleira desanimado. Pegava uma capa de DVD, lia sem muito interesse e colocava de novo no lugar. Eu dizia “pega esse”, e ele “já vi”. “E esse?”. “Também”.

Finalmente conseguimos escolher e fomos embora. E eu fiquei me lembrando de mim mesmo, há uns tempos atrás, fazendo a mesma coisa, entediado, sem saber o que levar pra casa. Tempos que não voltam mais.

Comprei há alguns meses um aparelho de DVD que lê arquivos nos formatos DivX / XviD, que armazenam com boa qualidade um filme de longa metragem num mísero CD de 700 megabytes. E desde então tornou-se rotina pra mim ver, todos os dias, filmes novos que demorarão bastante pra chegar no deficiente mercado brasileiro, ou mesmo clássicos que nunca apareceram em DVD por aqui.

O filme demora poucas horas pra ser baixado na internet, e depois eu o gravo num CD ou DVD-RW, junto com um pequeno arquivo de texto com as legendas, e vejo no televisor da sala.

A Guide to Recognizing Your Saints

Pirataria? Acho discutível usar este termo. Se eu quisesse ver pelas vias normais o belo Guide to Recognizing Your Saints (foto), eu não poderia, porque ele não foi lançado no Brasil e nem tem previsão.

Eu até poderia gastar uns cem reais (incluindo frete e impostos) para trazê-lo dos EUA, mas, sem legendas em português, minha mãe e meu irmão caçula, que não lêem em outras línguas, não poderiam aproveitar tão caro presente. Já o meu ótimo arquivo baixado na internet tem legendas traduzidas gratuitamente pelos santos do Legendas.tv.

Já não sinto mais tédio. Há uma filmoteca inteira ao alcance das minhas teclas. A Tina me indicou há algum tempo um filme antigo do Louis Malle, Le Souffle au Coeur, e no dia seguinte eu o estava vendo aqui. Esta obra prima nunca saiu em DVD no Brasil.

Tenho feito algumas seqüências exploratórias. Meu xodó recente é o cinema alemão. Vi a adaptação de O Jovem Törless, tão boa que me deu vontade de reler o romance de Robert Musil, já visitado na juventude sem a devida atenção.

Ir a uma sala de cinema é muito raro, pois cada vez mais os cinemas de Belém só passam os blockbusters da vez, sem espaço para algo diferente. O Renmero falou sobre isso neste post.

De qualquer forma, não tenho feito outra coisa no meu tempo livre além de ver filmes. É capaz disso aqui virar um blog de resenhas de cinema. Não se espantem se o Velho do Farol estiver sempre ocupado na frente da TV e não estiver nem aí para os navios que estão passando ao largo.

Anúncios

Sobre Marcus Pessoa

Alguém em busca de mais vida offline.
Esse post foi publicado em Cinema, Internet. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Cinema novíssimo

  1. Marcus, comprei um dvix player já faz um tempão, a melhor aquisição que alguem pode fazer :)
    Muito legal suas resenhas, ou melhor, suas dicas, isso sempre enriquece.
    A questão dos cinemas é que eles estão meio deslocados nesses tempos modernos e acabam provocando aquele círculo vicioso de só exibir mainstream de oscar por medo de não haver público para outros estilos e como só exibem jabá, não sabem se há público para outros estilos… fica complicado, centenas de bons filmes são prejudicados por isso, aí cabe à cultura de compartilhamento da internet não nos privar de obras primas.

  2. Helio Almeida disse:

    Marcus,

    Parabens pelo seu blog.

    Procurei o “Le souffle au coeur” nas locadoras de Recife e não encontrei.

    Aí baixei da internet… so que não tenho a legenda em portugues.
    Você poderia manda-la para mim?

    Desde ja agradeço ao amigo.

    Helio

    • Marcus Pessoa disse:

      Atualmente, na net, só legendas em espanhol e inglês, Helio.

      Mas eu li no Estadão semana passada que o filme está sendo lançado oficialmente em DVD no Brasil. Não deve demorar para chegar às locadoras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s