Google Reader em português

Google Reader

Fiquei sabendo hoje de manhã, quando fui checar os feeds atualizados: o Google Reader está agora com interface totalmente em português.

Se você não sabe o que são feeds, leia essa explicação do Revolução Etc. Eu escrevi em 2006 um post sobre o assunto, hoje um tanto ultrapassado. Na época eu estava usando o Bloglines, mas há algum tempo estou no Google Reader, que é bem mais prático e tem mais recursos.

A principal vantagem é que você checa os feeds mais ou menos como se estivesse checando e-mails (a interface é parecidíssima com o Gmail). A dona Amparo certa vez me viu lendo os feeds e comentou que “eu recebo um monte de e-mail por dia”…

E também tem algumas coisas legais, como busca no conteúdo dos feeds (claro, é do Google), estatísticas de leitura (“Tendências”) e a possibilidade de selecionar posts interessantes para leitura externa (“Itens compartilhados”). Ele é um pouco mais lento que o Bloglines, porque “puxa” mais informação de cada vez, mas, para quem usa conexão discada, ele tem o recurso de baixar os últimos posts para leitura offline. Recurso, aliás, que eu não vi na versão em português, mas deve estar disponível em breve.

Eu acho bem mais interessante acompanhar feeds através de um site e não dos recursos embutidos no navegador. O Firefox permite adicionar facilmente qualquer feed ao Google Reader (e também ao Bloglines), bastante clicar no ícone laranjado ao lado do endereço do site. O Internet Explorer e o Opera ainda não têm esse recurso.

Sobre Marcus Pessoa

Alguém em busca de mais vida offline.
Esse post foi publicado em Internet. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Google Reader em português

  1. Andrea N. disse:

    Esse seu post me chegou em boa hora. Faz tempo que quero ler mais sobre feeds pois nao entendo nada. Uso o Bloglines porque vc e a Leila me recomendaram faz um tempao. E eh otimo, economiza um tempao de visitas diarias, mas eu sei que nao uso nem 1/3 dos recursos que poderia… Vou ali aprender. :)

  2. O bom e velho Opera tem, como compensação pela falta de um recurso que o ligue facilmente ao Google Reader, um excelente leitor de feeds.

    Amigos meus vivem insistindo para eu usar o Google Reader, mas para quê, se já uso o leitor do Opera? A única vantagem notável do Google Reader em relação ao Opera é a possibilidade compartilhar os feeds, mas, bolas, isso realmente não me interessa. ;)

    Anyway, é uma boa dica.

  3. Silvia disse:

    eu ainda tô no bloglines…

  4. Pingback: Blogs organizando informação | Velho do Farol

Deixe um comentário

