Hoax

Ao comentar a invasão do Equador pelo exército da Colômbia, Pedro Doria foi tão condescendente com a violação da soberania alheia que teve depois que se explicar para os leitores. A emenda foi pior que o soneto: algo do tipo “a Colômbia invade, mas a Venezuela também”. E socorreu-se de uma notícia falsa, a suposta invasão de território brasileiro pelo exército venezuelano há alguns meses.

A fonte da notícia foi esta matéria da tal Agência Amazônia, um órgão de imprensa sem muito critério e já devidamente desmascarado por mim neste post, quando já tinham levado a erro um outro senador (Artur Virgílio) com outra notícia falsa.

O que diz a mirabolante matéria da agência?

FLÓRIDA, EUA – Helicópteros e outras aeronaves do Exército da Venezuela fizeram sobrevôo ilegal dentro do espaço aéreo brasileiro e chegaram inclusive a pousar numa aldeia indígena, em Roraima, no dia 8 de agosto passado. A denúncia foi feita por lideranças do povo Ianomami, em carta endereçada às autoridades brasileiras.

Os líderes manifestam sua preocupação porque acreditam que os militares do país vizinho estão apoiando garimpo dentro da area indígena. A violação do espaço aéreo, seguido do pouso do helicóptero das Forças Armadas da Venezuela aconteceu na aldeia de Xitei e foi presenciada por representantes do Ministério Público Federal e da Diocese de Roraima que estavam em visita aos índios.

Quer dizer: várias aeronaves estrangeiras pousam em território brasileiro, representantes do Ministério Público e da igreja vêem, e ninguém diz nada? Ficam em silêncio? Nem ligam pra contar o fato a seus superiores?

A matéria se baseou integralmente na tal carta da liderança ianomâmi, e nenhum repórter da agência checou os fatos junto à diocese ou ao Ministério Público. O que temos é uma carta provavelmente falsa e mais um exemplo de “como não se fazer jornalismo”.

E é esta a fonte em que o Pedro se baseia para justificar o ato criminoso do exército colombiano…

Anúncios

Sobre Marcus Pessoa

Alguém em busca de mais vida offline.
Esse post foi publicado em Blog, Imprensa, Internacional. Bookmark o link permanente.

20 respostas para Hoax

  1. Rodrigo disse:

    Feio isso, mas ele teve de justificar a besteira que falou de alguma forma né? hehehe

  2. Caro Marcus, cheguei aqui a partir do teu comentário no Idelber, no post “100 palestinos mortos; comentário sobre algumas racionalizações do massacre”. E te escrevo para dizer que ao ler este post fiquei uma impressão estranha: mais do que uma crítica ao post do Doria, parece que o teu tom foi o de dizer que o cara vive “mandando mal”, como costuma dizer a molecada… Tem cheiro de “argumentum ad hominem”, ainda que de forma sutil.

    Fui a todos os links que vc colocou, e como leitor do finado No Mínimo, por acaso reconheci aquela nota do Doria sobre o Sexkut. DE novo: o Cocada foi muito feliz com a brincadeira, mas não me lembro dela ter sido comprada de fato como verdadeira no antigo Weblog…

    Certo, e o que faço aqui? Explico. Freqüento com alguma assiduidade tanto o blog do Doria quanto o do Idelber, e só não comento mais no blog deste último por tê-lo conhecido há pouco — ainda leio muito mais do que escrevo por lá. Dito isso, fiquei surpreso com a virulência do Idelber em relação aos argumentos do Doria sobre este último ataque de Israel à Faixa de Gaza, por acreditar que haveria outros jornalistas que talvez devessem levar um puxão de orelhas como aquele. E o que você tem a ver com isso? É que me chamou a atenção o seu próprio comentário no Idelber, não tanto por dizer que o Doria usou uma frase racista ou acreditar que ele não conseguiria se manter eqüidistante no tema Israel X Palestina-e-o-seu-entorno — assuntos que são bastante discutíveis, a favor ou contra, diga-se de passagem — mas por dizer que “as caixas de comentário do Pedro são território estéril”. Rapaz, o que tem de discussão por lá, de antagonismos de todo o tipo, e também de tentativas de se chegar a denominadores comuns me fazem perceber o oposto dessa frase!

    Bom, dito isso, talvez valesse a pena deixar alguns comentários por lá. Quem sabe não pintam discussões onde as nossas posições estejam do mesmo lado. Mas se forem contrárias, não haverá problema algum, sempre dá para tirar algum proveito.

    Abraço,

    Ricardo

  3. Marcus Pessoa disse:

    Infelizmente houve uma coincidência entre o post do Idelber e o meu, Ricardo. Mas eu gosto muito do trabalho do Pedro. Não é uma “marcação”.

    Todo mundo tem direito de argumentar o que bem entenda. Só fica constrangedor quando se baseia em fatos não-verdadeiros.

  4. Pedro Doria disse:

    Qual foi, Marcus?

    Agora meus amigos se juntaram para me atacar?

    Se a história está errada, corrijo. Citar uma fonte que está errada é do jogo. Corrije-se. Abrir manchete fazendo parecer que a ação foi de má fé, que eu ‘decidi publicar’ é ataque pessoal e covarde.

    Digo mais: se esta e o Sexkut são os únicos erros em cinco anos e meio de blog que vc consegue encontrar, é porque procurou pouco. Tem muito mais.

  5. Pingback: O Equador, a Colômbia e uma aula de como não lidar com as Farc

  6. Pedro Doria disse:

    Corrige-se, evidentemente…

  7. Marcus Pessoa disse:

    Você tem razão, Pedro, o título foi uma provocação idiota. Já modifiquei.

  8. João Paulo Rodrigues disse:

    Numa boa: eu queria que alguém me explicasse porque a ação colombiana, em vista do que se sabe ou se supõe, está fundamentalmente errada? Sob quais critérios?

  9. tiagón disse:

    grande Marcus. passei pra avisar que botei a vergonha em dia e estou assinando o Farol. abraço!

  10. Joao Reis disse:

    Nada naoum… passei só pra abanar o rabo e dizer que é bom lê-lo novamente. Parece que você andou ocupado na virada do ano. Abraço.

  11. Clecio disse:

    Coisas do Foro de Sao Paulo.

  12. Marcus Pessoa disse:

    Como se sabe, o Foro de São Paulo é a maior organização criminosa do espaço sideral, responsável por derrubadas de presidentes, decadência da civilização judaico-cristã ocidental, furacões, tsunamis, etc.

  13. Silvia disse:

    Nossa, tô pasma com o poder desse seu blog, Marcus…. que interessante!!

  14. Clecio disse:

    E não esqueça da gigante KGB.

  15. Hikari disse:

    Parabéns de novo. Continue desmascarando esses fanfarrões e hoaxeiros!

  16. O Pedro é um mala, mas com alça. Gente boa o cara, apesar das bolas foras que vem dando… deve ser o convívio com articulistas no Estadão, sei lá…

  17. Marcinha disse:

    Marcus,
    Quero saber tudo sobre o novo disco da Madonna.
    Beijos, beijos

  18. Pedrox disse:

    [off topic]: Obrigado pelo toque, Marcos. Vou reorganizar meus feeds. Semana que vem postarei as novidades. Abraços.

  19. Clecio disse:

    Posta algo sobre o (des)aquecimendo gobal.

  20. Renmero disse:

    Atualiza aí, cara!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s