Firefox 3, ou por que ganharemos a guerra dos browsers

Até os ETs preferem o Firefox

A Mozilla lançou hoje a versão 3.0 do Firefox. É hora de ir lá e pegar sua cópia do melhor navegador da internet. Os downloads feitos até as 14 horas de amanhã, 18 de junho (horário de Brasília), contarão para que o Firefox bata o recorde mundial de downloads feitos em um único dia.

Este blog sempre apoiou o Firefox, e o faz não só porque é um ótimo programa, mas porque ele evolui pensando em seus usuários, em suas necessidades mais importantes. A versão 3 não é diferente, embora a evolução desta vez seja ainda mais notável.

Ao contrário do Internet Explorer 7, que fez confusas alterações em sua interface, o Firefox 3 mantém o arranjo tradicional de ícones e barras para, nas internas, incluir mudanças profundas e recursos nunca antes vistos.

O site oficial tem um guia ilustrado de todas as novidades, mas, se eu tivesse que pegar apenas uma para convencê-lo de que o Firefox 3 é um novo paradigma, eu destacaria a nova barra de endereço.

Digitar um endereço é a ação mais popular entre os usuários, e o Firefox 3 torna muito mais fácil encontrar o que se deseja, porque, enquanto se digita, o programa oferece opções baseadas não só no endereço como no título das páginas arquivadas no Histórico e Favoritos, e as primeiras opções da lista são as consideradas mais relevantes para o usuário.

Barra de endereço do Firefox 3

O conceito de “relevância” é o que fez o Google tornar-se o site de buscas padrão no mundo, e a barra do Firefox 3 (já apelidada de “awesome bar” pelos fãs) faz com que o usuário, ao digitar o endereço, esteja na verdade fazendo uma busca no que visitou nos últimos 90 dias, podendo inclusive usar várias palavras ao mesmo tempo.

As outras mudanças também são nos módulos mais populares. Agora é possível interromper e reiniciar downloads; adicionar favoritos com apenas um clique; memorizar senhas após o login bem sucedido; e muito mais. Vejam lá no guia oficial; o site IDG Now também fez um estudo detalhado das novas funções.

Talvez eu faça posts explicando os vários recursos, se os leitores tiverem paciência e eu, disposição. O que importante dizer agora é que a Mozilla faz as mudanças levando em conta as necessidades dos usuários, e não planos mirabolantes de marketing, como os da Microsoft, que parece querer reinventar a roda todos os anos.

O Internet Explorer 7 sumiu com menus, mudou os ícones de lugar, e não permite ao usuário ajustar a interface como bem entender (ao contrário do Firefox). Todas as vezes que sou obrigado a usá-lo e fico procurando que nem um idiota o botão de reload, rogo praga para as últimas sete gerações da família Gates.

O Firefox é um produto feito por nós. Quem usa percebe: as mudanças mais importantes são exatamente aquelas que precisamos, não as que a empresa quer nos enfiar goela abaixo. A Mozilla ouve quem usa o programa, faz testes de usabilidade, e foca sempre no usuário comum, pois são esses milhões que vão fazer a diferença na hora de reconquistar a web das mãos de quem a roubou.

Nós, os usuários, vamos ganhar a guerra dos browsers. A nova profecia do Livro de Mozilla confirma:

Mamon adormeceu. E o renascimento da criatura disseminou-se pela terra e seus seguidores tornaram-se exércitos.

E eles apregoaram a mensagem e sacrificaram lavouras com fogo, com a astúcia das raposas. E eles criaram um novo mundo à sua imagem e semelhança conforme prometido pelo texto sagrado e contaram da criatura para suas crianças.

Mamon despertou e, veja só, nada mais era do que um discípulo.

Assim estava escrito.

Anúncios

Sobre Marcus Pessoa

Alguém em busca de mais vida offline.
Esse post foi publicado em Internet, Software. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Firefox 3, ou por que ganharemos a guerra dos browsers

  1. Andréa N. disse:

    Pronto, ja fiz o meu, nos 2 computadores de casa e no do trabalho. Obrigada pelo lembrete, Marcus! Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s