Não foi por petróleo, gente!

[atualizado] A Guerra do Iraque foi pra levar demoracia para um povo sofrido! Ô povo desconfiado! Não sabem apreciar as intenções nobres de uma superpotência boazinha!

Gigantes petrolíferas ocidentais — como a Exxon Mobil, Shell, Total e BP (British Petroleum) — estão em fase final de acertos com o Iraque para voltarem a explorar as reservas petrolíferas do país sob contratos firmados sem concorrência, revela o “New York Times”.

As companhias estão há 36 anos longe do país, desde que o ex-ditador iraquiano, Saddam Hussein, nacionalizou as concessões das empresas.

Via Catatau.

Atualização: o New York Times revelou que o governo norte-americano se envolveu profundamente na negociação dos contratos entre o governo (fantoche) iraquiano e as companhias de petróleo que ganharão a mamata de explorar o petróleo do país sem concorrência.

Só sendo ingênuo para não saber disso, mas é bom ver a coisa em letra de forma. Via Toda Mídia.

Anúncios

Sobre Marcus Pessoa

Alguém em busca de mais vida offline.
Esse post foi publicado em Internacional, Política. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Não foi por petróleo, gente!

  1. Leila disse:

    Marcus, ja’ perdi as contas das materias que saem na imprensa americana sobre contratos superfaturados ou com ilegalidades no Iraque, desde os que envolvem servicos a militares ate’ as empresas ligadas ‘a “reconstrucao” do pais e exploracao de petroleo. Se fizeres uma busca simples no Google vai aparecer materia ‘a pampa. Mas esse tipo de escandalo nao abala muito o publico americano, fica mais para a indignacao de uma elite mais informada. Para derrubar um governo aqui, so’ escandalo sexual ou se doer muito no bolso. A alta da gasolina, por exemplo, deve favorecer o Obama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s