Nova versão do Flash trava envio de fotos ao Orkut

Atualização: o bug do Orkut foi corrigido, mas permanece em instalações do WordPress e Joomla.

O problema não é só no Orkut, mas também no Flickr e em sites que usam um código específico para envio de fotos, o SWFUpload — o que inclui todos os criados nas plataformas gratuitas WordPress e Joomla, inclusive este blog.

Esses sites usam uma combinação de JavaScript e Flash que permite enviar várias fotos ao mesmo tempo, selecionando-as de uma única vez no computador do usuário. O problema é que a versão 10 do Flash considera este código (usado por milhões de pessoas no mundo todo) um “problema de segurança” e o impede de funcionar.

Essa informação eu li no blog GeoWeb, e imediatamente percebi que se aplicava também ao Orkut. Nas comunidades de suporte técnico começou há pouco tempo uma choradeira imensa, uma sangria desatada pelo não funcionamento do envio de fotos, sem que ninguém soubesse exatamente por que ela funcionava com alguns usuários e não funcionava com outros.

Foi só eu fazer o que aconselhava o GeoWeb (desinstalar a versão 10 do Adobe Flash Player e voltar para a versão 9) que o problema acabou. Isto é, acabou pra mim; pra um monte de gente que não sabe disso, continua.

O que nos leva a uma discussão sobre “monopólio na internet”. Todo mundo reclama da Microsoft, do Google, mas o monopólio de fato é da Adobe, que detém poder sobre virtualmente 100% do que é produzido em Flash, o principal conteúdo multimídia da rede.

É absurdo que uma única empresa possa, de uma hora para a outra, fazer parar de funcionar milhares de sites ao mesmo tempo. Que não ofereça compatibilidade com o conteúdo já publicado. E que não avise aos desenvolvedores de mudanças importantes que virão.

Até o momento, a solução é puramente individual (voltar para a versão 9 do Flash). Não se sabe quando a Adobe ou os sites que estão tendo problemas farão algo por seus usuários.

Anúncios

Sobre Marcus Pessoa

Alguém em busca de mais vida offline.
Esse post foi publicado em Internet, Software. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Nova versão do Flash trava envio de fotos ao Orkut

  1. Márcia W. disse:

    Velho,
    Será por isso que a Apple não quer Flsh no iPhone. Li aqui

  2. Marcus Pessoa disse:

    Tudo é uma questão de controle. A Apple só não tem estratégia monopolista onde não pode ou não consegue; em relação a iPods e iPhones ela age da mesma forma que a Microsoft em relação a PCs.

    A Apple tem um controle draconiano de que aplicativos podem rodar no iPhone, e como o Flash já não é apenas uma plataforma de animações, mas de aplicativos online, eles não querem perder (para a Adobe) o controle do que pode rodar no telefone deles.

  3. Um problema real que nós desenvolvedores temos, além dos diversos browsers, é lidar com gigantes que simplesmente mudam concepções de seus programas e plug-ins. Agora temos a batalha do flash 10, para corrigirmos nossos sistemas e atendermos nossos clientes que dependem diretamente da tecnologia que utilizamos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s