"Arquivo Morto" e o poder da música

Arquivo Morto (Cold Case)

Aconteceu de novo, hoje. Ainda agora. A TV estava ligada em algum programa aleatório do SBT, e eu no computador, sem prestar atenção. Aí começa uma linda música pop, e cenas evocativas em sequência, que me fazem ver o que era: o final de mais um episódio da série Arquivo Morto (Cold Case).

Não sou realmente fã dessas séries policiais americanas: acho-as bem feitas e só. Mas esse trecho específico de Arquivo Morto (que aparece em todos os episódios, mostrando finais felizes, a condenação dos criminosos e cenas importantes na vida dos protagonistas), embalado pela música, é algo que emociona com facilidade.

Filmes policiais tratam de episódios cruciais na vida das pessoas, mas em geral é tudo embalado num clichê de eficiência burocrática que enjoa. Arquivo Morto não foge muito ao padrão, mas, bem, tudo sob o manto de uma música bonita fica melhor. A música melhora tudo na vida.

Em tempos de iPod fica até piegas dizer, mas a primeira vez que eu usei um velho walkman foi uma experiência inesquecível. Eu passeava por uma praia perto de Belém, que sempre me pareceu desinteressante, e coloquei The Joshua Tree, do U2, para tocar. Tudo mudou. Tudo parecia mais bonito e com mais significado. Passear por aquela praia me dava a impressão de que eu estava dentro de um videoclipe.

Não sei por que escrevi esse post tão acaciano. Todo mundo ama a música e sabe disso.

Talvez seja só o respeito pelas minhas próprias emoções, que vieram à tona timidamente no clipe musical do episódio da série que acabei de assistir. E eu lembrei de quando escutei esta música do Upper Room, que achei tão incrivelmente linda que agradeci (sei lá a quem) por ainda ter um coração e apreciar a música como um apaixonado e não meramente um conhecedor.

Anúncios

Sobre Marcus Pessoa

Alguém em busca de mais vida offline.
Esse post foi publicado em Música, TV. Bookmark o link permanente.

3 respostas para "Arquivo Morto" e o poder da música

  1. Siss disse:

    Oláhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!
    eu adorei seu post! Qria te pedir uma mega ajuda!!! ehehehehee. É que nesse mesmo dia que passou esse episódio, tocou uma outra música que na tradução de zia algo como “volte pra casa, lutar por vc é tdo que eu sei” e eu qria MUITO saber de qm er a música. P isso tinha q saber ql era o nome do episódio q passou antes desse da imagem. Onde pegou essa imagem? tomara q possa me ajudar. BJÃO!

  2. Marcus Pessoa disse:

    A imagem do post foi conseguida na página da série no IMDB, e não sei de qual episódio é.

    Não tenho como ajudá-la nessa dúvida específica, pois não sei a qual episódio você se refere. No entanto, há esta página na net que lista todas as músicas tocadas nos episódios da série.

    Se você descobrir qual é o episódio, tem grandes chances de encontrar lá qual é a música.

  3. Fernando disse:

    Arquivo Morto é massa, com eficiência burocrática ou não, hê, hê, hê! Com as músicas que tocam no final do episódio, então, fica mió ainda…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s