"Arquivo Morto" e o poder da música

Arquivo Morto (Cold Case)

Aconteceu de novo, hoje. Ainda agora. A TV estava ligada em algum programa aleatório do SBT, e eu no computador, sem prestar atenção. Aí começa uma linda música pop, e cenas evocativas em sequência, que me fazem ver o que era: o final de mais um episódio da série Arquivo Morto (Cold Case).

Não sou realmente fã dessas séries policiais americanas: acho-as bem feitas e só. Mas esse trecho específico de Arquivo Morto (que aparece em todos os episódios, mostrando finais felizes, a condenação dos criminosos e cenas importantes na vida dos protagonistas), embalado pela música, é algo que emociona com facilidade.

Filmes policiais tratam de episódios cruciais na vida das pessoas, mas em geral é tudo embalado num clichê de eficiência burocrática que enjoa. Arquivo Morto não foge muito ao padrão, mas, bem, tudo sob o manto de uma música bonita fica melhor. A música melhora tudo na vida.

Em tempos de iPod fica até piegas dizer, mas a primeira vez que eu usei um velho walkman foi uma experiência inesquecível. Eu passeava por uma praia perto de Belém, que sempre me pareceu desinteressante, e coloquei The Joshua Tree, do U2, para tocar. Tudo mudou. Tudo parecia mais bonito e com mais significado. Passear por aquela praia me dava a impressão de que eu estava dentro de um videoclipe.

Não sei por que escrevi esse post tão acaciano. Todo mundo ama a música e sabe disso.

Talvez seja só o respeito pelas minhas próprias emoções, que vieram à tona timidamente no clipe musical do episódio da série que acabei de assistir. E eu lembrei de quando escutei esta música do Upper Room, que achei tão incrivelmente linda que agradeci (sei lá a quem) por ainda ter um coração e apreciar a música como um apaixonado e não meramente um conhecedor.

Sobre Marcus Pessoa

Alguém em busca de mais vida offline.
Esse post foi publicado em Música, TV. Bookmark o link permanente.

3 respostas para "Arquivo Morto" e o poder da música

  1. Siss disse:

    Oláhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!
    eu adorei seu post! Qria te pedir uma mega ajuda!!! ehehehehee. É que nesse mesmo dia que passou esse episódio, tocou uma outra música que na tradução de zia algo como “volte pra casa, lutar por vc é tdo que eu sei” e eu qria MUITO saber de qm er a música. P isso tinha q saber ql era o nome do episódio q passou antes desse da imagem. Onde pegou essa imagem? tomara q possa me ajudar. BJÃO!

  2. Marcus Pessoa disse:

    A imagem do post foi conseguida na página da série no IMDB, e não sei de qual episódio é.

    Não tenho como ajudá-la nessa dúvida específica, pois não sei a qual episódio você se refere. No entanto, há esta página na net que lista todas as músicas tocadas nos episódios da série.

    Se você descobrir qual é o episódio, tem grandes chances de encontrar lá qual é a música.

  3. Fernando disse:

    Arquivo Morto é massa, com eficiência burocrática ou não, hê, hê, hê! Com as músicas que tocam no final do episódio, então, fica mió ainda…

Deixe um comentário

