Fórum Social Mundial 2009

Índios no Fórum Social Mundial 2009

Este blog fará faria a partir de amanhã uma cobertura especial do Fórum Social Mundial 2009, que se realizará aqui na aprazível Santa Maria de Belém do Grão Pará.

Essa cobertura é era um projeto meio óbvio e que eu tinha planejado há algum tempo, mas não o tinha divulgado ainda por problemas caseiros. Minha mãe está passando por um tratamento delicado de saúde e eu não sabia se teria tempo para deixar os cuidados com ela e circular durante o fórum. Por sorte, meu irmão me liberou do encargo, e os leitores terão a partir de amanhã posts diários.

Acabei de chegar da inscrição, no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia. Lá funcionará o Acampamento Internacional da Juventude (AIJ), e numa escola do lado está o acampamento dos índios. Estava cheio de índios por lá.

A via que dá acesso aos locais do fórum estava um tanto engarrafada, o que me deixa apreensivo sobre como vai ficar quando o Fórum começar mesmo. Muitos policiais do Estado e da Força Nacional de Segurança. Os campi da UFRA e da Universidade Federal do Pará ficam bem em frente a bairros populares, e os hômi estavam fazendo blitze direto com o povão, parando, revistando e tal. Por outro lado, os moradores estão aproveitando o movimento, usando seus terrenos como estacionamento para as centenas de automóveis impedidos de entrar nos locais do fórum.

A abertura será amanhã à tarde, com uma caminhada começando a partir da escadinha do cais do porto, um local lindo que já foi cenário de um post deste blog sobre o Círio de Nazaré 2007. A expectativa é de uma aglomeração-monstro, até pela presença do Arraial do Pavulagem, um grupo de boi-bumbá que em tempos normais já arrasta multidões.

Fiquem ligados.

Atualização: infelizmente o esquema de revezamento da “enfermaria” aqui de casa não funcionou e tive que ficar aqui em todo o meu tempo livre. A cobertura planejada provavelmente não acontecerá, mas o blog continuará sendo atualizado com outros assuntos.

Anúncios

Sobre Marcus Pessoa

Alguém em busca de mais vida offline.
Esse post foi publicado em Belém, Política, Sociedade. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Fórum Social Mundial 2009

  1. Ollie disse:

    De qualquer forma (com posts diários ou não ☺), espero que sua mãe se recupere.
    beijos,

  2. Marcus Pessoa disse:

    Está se recuperando sim, Ollie. Obrigado pela preocupação, e um grande beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s