Nobel para o Calypso – como se constrói um hoax

Banda Calypso

A notícia virou o principal tema de deboche na internet hoje: a banda Calypso teria sido indicada ao Prêmio Nobel da Paz, em solenidade realizada ontem em um hotel de Belém.

Segundo o Diário do Pará, maior jornal do Estado, a indicação foi feita pelo bispo João Pedro do Nascimento, presidente do Comitê da Paz, entidade “oriunda dos Boinas Azuis”, que ganharam eles próprios o Nobel da Paz de 1988. A justificativa foi o “relevante trabalho humanitário em prol dos carentes da região Norte”, promovido pela banda. No dia 15 (daqui a dois domingos) haveria um jogo de futebol e show beneficente do Calypso no Mangueirão.

Já trabalhei em um jornal diário de Belém. Há um ditado que diz que, se as pessoas soubessem como são feitas as leis e as salsichas, não consumiriam nem umas, nem outras. O mesmo pode ser dito das notícias apuradas pela imprensa paraense.

Não se sabe de que igreja é o “bispo” João Pedro do Nascimento. O que se sabe é que ele é um doido varrido com a cara do Muamar Kadafi, que usa até hoje uma boina azul, que é a lembrança de sua participação na campanha de paz da ONU em 1959 na Faixa de Gaza. Pelo menos é o que ele diz.

O fato de ter sido um dos soldados do contingente brasileiro que lá atuou, dá a esse megalômano o argumento de que o tal Comitê da Paz (ONG-de-um-homem-só) é “oriundo dos Boinas Verdes”, como se fosse herdeiro do Nobel de 1988. Note-se que ele não está entre os brasileiros agraciados com a medalha.

É possível que o coquetel no hotel Hilton, citado na matéria do Diário do Pará, tenha realmente acontecido. O problema é que o repórter do Diário apenas transcreveu os termos do release, sem fazer qualquer apuração. Não encontrou a própria banda Calypso, e não ligou para a Secretaria de Esportes ou para a Federação Paraense de Futebol para pedir informações sobre um jogo que se realizaria numa data tão próxima.

É evidente que a notícia é falsa. Mas, pelo inusitado da coisa, e usando os caminhos aos quais temos nos acostumado ultimamente, ela já correu a internet e assumiu ar de verdade.

Anúncios

Sobre Marcus Pessoa

Alguém em busca de mais vida offline.
Esse post foi publicado em Belém, Imprensa, Música. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Nobel para o Calypso – como se constrói um hoax

  1. Márcia W. disse:

    Tudo bem que prêmio Nobel já não é mais aquele mas quando li a chamada, pensei que se não fosse hoax só poderia ser um sinal do apocalipse (não, não vou fazer trocadilho com o nome da banda).

  2. guto disse:

    Olá, sou do jornal concorrente do Diário. Bem, até onde sei, isso é verdade, sim, cara. Eles realmente participaram de um coquetel e, aqui no Liberal (que é maior, beeem maior em estrutura e contingente que o Diário, não sei se você sabe), nossa repórter apurou direitinho – falou com a banda e com as autoridades responsáveis. Inclusive, convido-lhe a abrir o site do jornal na sexta-feira. Sairá uma matéria com vários, vários detalhes sobre o aniversário da banda, sobre esta indicação e tudo o mais. Bem apurada, ao contrário de seu “post”.

    Pelo visto, você “trabalhou” na imprensa, e não trabalha, né? Portanto, respeite o trabalho dos outros e faça críticas depois de, ao menos, dar umas clicadas no Google.

    Abraços.

  3. monica.se disse:

    Era o que faltava.

  4. Marcus Pessoa disse:

    Guto, o Diário do Pará é o maior jornal do Pará em vendagens há pelo menos quatro anos, segundo informa o jornalista Lúcio Flávio Pinto. Isso fica evidente ao folhearmos os dois jornais e verificarmos que o Diário tem muito mais anúncios que o Liberal. O mercado sabe onde é que estão os leitores.

    Eu não “apurei” nada perante as autoridades e deixei isso bem claro no post. Apenas dei os devidos cliques no Google (aqueles que você, não sei por quê, acha que não dei) e linkei o que está disponível na internet até o momento. Só apuro matéria quando sou pago pra isso, e este blog é para diversão.

    Não tenho como respeitar o trabalho de um jornal (o Diário) que apenas transcreveu um release sem fazer nem a pesquisa no Google que eu fiz. E isso é prática comum em todas as redações, inclusive no Liberal.

    Se o Calypso entrou na aventura desse doido varrido, é algo que ainda lerei amanhã na matéria que você alega que o Liberal vai publicar. É claro que farei as devidas correções, se elas se fizerem necessárias.

  5. Marcus Pessoa disse:

    …e a edição de hoje do Liberal não tem qualquer matéria sobre a suposta indicação do Calypso ao Nobel. A única matéria que o jornal publicou sobre o assunto foi o release do maluco, ainda no dia 2.

    Só posso considerar agora como pouco sério o comentário do Guto, e eventualmente uma tentativa de reforçar o hoax.

  6. Natasha Leite disse:

    Não pode ser verdade. Os registros dos indicados são selados por 50 anos. Então, mesmo que fosse verdade, o que eu duvido muito, não teria como se ter certeza.

  7. Natasha Leite disse:

    Por email, a gerente de marketing e comunicação da Fundação Prêmio Nobel, Merci Olsson, afirma o seguinte:

    “Nomeações para o prêmio são mantidas em segredo por 50 anos. Se estão ocorrendo rumores de uma nomeação é apenas um rumor, e não pode ser confirmada oficialmente”.

  8. cris disse:

    como se o google fosse uma fonte 100% confiável, né? e vc tá certíssimo, blog é diversão. quem tem que apurar tudo direitinho são eles que ganham pra isso. bjs, querido.

  9. Marcinha disse:

    Pois é, minha gente, essa história tinha tudo pra ser um spam, mas inacreditavelmente é verdade. O problema é que a simples indicação não quer dizer que a banda esteja realmente concorrendo ao Nobel. As indicações são fechadas agora, entre fevereiro e março, mas a listagem dos concorrentes só sai em outubro. De fato a primeira matéria sobre o assunto, essa que saiu no Diário – e não no Liberal – tinha pouquíssima informação, em função do horário de fechamento do caderno. Recebemos a notícia às 16h, e o caderno tem que estar no gráfica às 17h, o que muitas vezes, infelizmente, inviabiliza uma apuração decente. Mas durante toda a semana, o Diário publicou matérias dando maiores detalhes sobre o caso. Claro que o Calypso não estará na listagem dos concorrentes, mas essa indicação sem noção já rendeu bastante publicidade gratuita para a banda, que aliás, está gravando em inglês e espanhol, e parte agora para uma turnê pela Europa e EUA. Com ou sem Nobel, Joelma e Chimbinha estão dominando o mundo.
    Um beijo, meu querido.
    Márcia Carvalho
    Editora do Caderno Você – Diário do Pará

  10. Marcus Pessoa disse:

    Marcinha, eu não neguei que havia um maluco que “lançou” o Calypso para o Nobel. O problema é que todo o resto que foi veiculado é falso, inclusive o tal evento no Mangueirão, que a própria matéria do Diário diz que não está na agenda da banda.

    Aliás, a própria banda parece afeita a plantar notícias falsas, como essa última, de que estaria em contato para ceder uma música sua para “um filme de Hollywood”…

  11. Marcinha disse:

    Baby, essa última matéria saiu no Globo.com. E dias antes, o programa da Ana Maria Braga também veiculou uma matéria sobre o assunto, inclusive com o produtor do tal filme americano.
    Mas o que estamos fazendo? Discutindo Calypso? Socorro! Eu quero ouvir Ting Tings!

  12. emnuel do nascimento disse:

    Hola galera, o Tal bispo pedro nascimento tem 70 anos,masi não tem vergonha na cara, se faz passar por funcionario da ONU, inventa dar nobel a politicos e personalidades,ja aprontou en tudo brasil, e procurado pela jusça do paraguai. e brasilia, a historia do nobel e pra ganhar dineiro, con shows que organiza, anda con un ex reporter maluco, falso evangelico pilantra chamdo de napoleon nascimento,temos que denunciarlo aqui un link, do que aprontou no riode janeiro, http://www.guiarb.com.br/noticias/Premio-Nobel-da-Paz-era-falso-em-Tangua-2054.html.
    denuncie se aproveita da ingenuidade e boa fe das pessoas, de aqui a pouco viaja para o sul e a mesma historia,basta ja, brasileiro não e burro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s